Relatório da ERSE refere que 87% do consumo em Portugal continental ocorre já no regime de preços livres.
Do total de 6 milhões de consumidores nacionais de electricidade, 4.043 mil já aderiram ao mercado liberalizado.
Este número, que traduz um crescimento de 43% face a igual período de 2014, é justificado sobretudo pela renúncia dos clientes residenciais aos preços fixados pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
O relatório deste organismo refere ainda que 87% do consumo em Portugal continental ocorre já no regime de preços livres.
Outro dos destaques vai para a movimentação de clientes dentro do próprio mercado liberalizado. Em Maio, mais de 40 mil consumidores mudaram de fornecedor.
A ERSE destaca que mais de 70% do consumo se encontra no mercado livre, correspondendo a cerca de 66% do número de clientes domésticos.
Esta semana, o organismo liderado por Vítor Santos divulgou que actualmente há, no mercado eléctrico, um total de 232 ofertas por parte dos diferentes comercializadores, dos quais 113 propostas são exclusivamente de luz e 110 referem-se a ofertas conjuntas de electricidade e gás natural. Em média, cada fornecedor disponibiliza 26 ofertas distintas.
Em Maio, a EDP mantinha a sua posição como principal operador do mercado livre em número de clientes (84,5% do total), tendo reduzido 0,1 pontos percentuais relativamente a Abril. Quando analisado o consumo, a fatia da EDP desce para 44,8%.
Fonte: http://economico.sapo.pt/noticias